NÃO DEU PARA LULA! Prêmio Nobel da Paz vai para primeiro-ministro da Etiópia


Prêmio Nobel da Paz vai para primeiro-ministro da Etiópia

O prêmio Nobel da Paz 2019 foi concedido, nesta sexta-feira (11/10/2019), ao primeiro-ministro da Etiópia, Abiy Ahmed. A honraria é concedida, desde 1901, a homens, mulheres e organizações que trabalharam para o progresso da humanidade, conforme o desejo de seu criador, o inventor sueco Alfred Nobel.
O anúncio foi feito em Oslo, na Noruega. O vencedor receberá um prêmio de 9 milhões de coroas suecas (R$ 3,72 milhões). Abiy Ahmed Ali foi premiado, entre outros motivos, pela sua iniciativa decisiva para resolver o conflito de fronteira com a vizinha Eritreia.
Este ano, o Comitê Nobel registrou 301 candidaturas, sendo 223 pessoas e 78 organizações. A lista de indicados é mantida em segredo, mas existe muita especulação em torno da escolha. Brasileiro, o cacique Raoni era um dos favoritos ao prêmio.
Em 2018, o Nobel da Paz foi concedido a dois ativistas que dedicaram suas vidas a combater o estupro e a violência sexual como arma de guerra. São eles: o ginecologista congolês Denis Mukwege, 63 anos, e Nadia Murad, 25 anos, da minoria yazidi.
Segundo o comitê responsável pela escolha, os dois, que não eram as principais apostas, receberam a honraria “por seus esforços para acabar com o uso da violência sexual como uma arma em guerras e conflitos”.
Aguarde mais informações

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ATENÇÃO! Abertas inscrições para o concurso público de Paço do Lumiar

Eliel Gama prestigia aniversário do prefeito Walace Azevedo e consolida aliança por Icatu.

Deltan Dallagnol tentou montar empresa de palestras para faturar com a Lava-Jato