Evangélicos contemporâneos e a política brasileira. Qual o papel do cristão como ente político ?

Evangélicos contemporâneos e a política brasileira. Qual o papel do cristão como ente político ? 

_Eliel Gama_

A Bíblia não é um guia de comportamento, ou uma série de princípios filosóficos a serem vividos apenas como forma de “nos mantermos na linha”, a Bíblia é um conjunto de ensinamentos que são norte e guiam a vida dos que creem em Jesus Cristo como filho de Deus. Os cristãos em geral usam esse legado de fé e amor ao próximo em suas vidas diárias e isso por si só já torna o cristão praticante um cidadão, segundo o conceito clássico de cidadania. Assim o conjunto de direitos e deveres civis, políticos e sociais que cada cidadão deve exercer tornando a vida em sociedade agradável e cada vez melhor para nós e para os outros isso também significa que devemos nos conscientizar de direitos e deveres para lutar para que a justiça possa ser colocada em prática. Biblicamente podemos usar Thiago 1:27 “A religião que Deus, o nosso Pai, aceita como pura e imaculada é esta: cuidar dos órfãos e das viúvas em suas dificuldades e não se deixar corromper pelo mundo.” De certo, muitos irmãos cristãos entendem que devem ficar longe do debate político, deve-se respeitar esta decisão, no entanto cabe destacar que a política é o meio através do qual as pessoas tentam através de ideias e debates melhorar a vida das pessoas, só há esse meio para isso e a nos cristãos cabe lutar pela justiça. Temos que fazer parte do debate político eleitoral, votando e sendo votados buscando pautar no dia a dia da cidade a nossas causas e o que defendemos o evangelho de Jesus Cristo não é amorfo e uma letra presa a um livro, ele é para ser vivido de forma intensa e quanto mais este evangelho pautar a vida da sociedade mais a vida será mais justa para todos, inclusive para as minorias já que no evangelho de Jesus aprendemos que o amor ao próximo é um mandamento direto de Jesus a seus seguidores. Aos cristãos cabe respeitar as leis tal como descrito em: Pedro 2:13-14
“Por causa do Senhor, sujeitem-se a toda autoridade constituída entre os homens; seja ao rei, como autoridade suprema, seja aos governantes, como por ele enviados para punir os que praticam o mal e honrar os que praticam o bem.”

O que de forma alguma quer dizer que cristãos devem ser passivos a leis que afrontem nossa forma de vê e viver o mundo, respeitando o ser humano em sua integridade e principalmente protegendo todos aqueles que precisam. 


De certo temos que evoluir em cada ponto deste escrito e a partir dele propor um debate mais amplo sobre nosso papel em cenário político tão confuso. Refletir, debater a política, democracia e cidadania a luz do evangelho tendo a constituição brasileira como pano de fundo é com esta soma de fatores que vamos conseguir construir um debate saudável sobre uma nova sociedade. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

ATENÇÃO! Abertas inscrições para o concurso público de Paço do Lumiar

Eliel Gama prestigia aniversário do prefeito Walace Azevedo e consolida aliança por Icatu.

Deltan Dallagnol tentou montar empresa de palestras para faturar com a Lava-Jato